Entenda por que o São Paulo não brigará com a Globo e aceitará ‘apagão’ em jogo contra o Athletico-PR

Tricolor tem contrato com a TV Globo e o Furacão não aceitou o acordo de Pay-per-view

São Paulo x Athletico-PR se enfrentam nesta quarta-feira (26), às 19h (de Brasília), no Morumbi, em jogo antecipado da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020. A partida não terá transmissão de TV aberta nem fechada. Por que?

Segundo levantamento do portal Meu Tricolor, a lei em vigência no futebol brasileiro só permite uma emissora de TV exibir um jogo do Brasileirão 2020 caso tenha comprado os direitos de transmissão de mandante e do visitante.

Ou seja, a TV Globo possui apenas acordo em comum com São Paulo e Athletico-PR para TV aberta, entretanto, optou em não passar o duelo do torneio nacional nesta quarta.

LEIA MAIS:
Olheiros cobram fortuna do São Paulo por fatia de venda de Rodrigo Caio ao Flamengo
Antigo sonho do São Paulo, Luan está ‘desesperado’ para deixar o Japão
CBF antecipa jogo do São Paulo pelo Campeonato Brasileiro; veja detalhes

Para a TV fechada, o imbróglio se torna ainda maior pelo fato do Tricolor ter acerto com o Grupo Globo para ter o duelo no SporTV e o Furacão ter contrato com a Turner para o duelo ser exibido no TNT ou EI Plus. Dessa forma, não terá jogo na TV fechada

Para o pay-per-view, ou mais conhecido como Premiere Play, o acordo do São Paulo é também com a Globo (Premiere) e o do Athletico, com ninguém. Assim, não é possível que o jogo seja transmitido por nenhuma plataforma.

O jogo poderia ser transmitido no Globoesporte.com? A resposta é sim. A Globo, no entanto, não pretende fazer transmissões pelo seu site em 2020 por entender que o gasto com a exibição só para a internet não tem o mesmo potencial de alcance/lucro que na TV aberta.

SÃO PAULO NÃO PODE USAR A MP 984?

E a MP 984? A medida provisória permitiria o São Paulo vender os direitos do confronto ou exibi-lo por conta própria em seus canais na internet. Entretanto, como o time do Morumbi já vendeu TV aberta, fechada e pay-per-view ao Grupo Globo, optar em transmitir o duelo implicaria numa infração ao contrato que assinou.

Quem poderia fazer uso da MP para mostrar o jogo em TV fechada ou PPV é a TV Globo, dona dos direitos do mandante, mas não faria sentido. A própria Globo foi à Justiça e obteve liminar impedindo que a Turner use a MP sob o argumento de fazer valer contratos que já estavam assinados.

Além disso, a emissora carioca entrou com uma ação para quebrar o contrato do Campeonato Carioca pelo fato do Flamengo ter usado a MP para exibir os jogos em seus canais e já alertou que romperá os vínculos dos demais torneios em que uma medida provisória atropele contratos celebrados anteriormente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

O Meu Tricolor usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Leia mais