Dono de uma das categorias de base mais valiosos do futebol brasileiro, o São Paulo também contou com um gringo que hoje acumula passagens vitoriosas por Shakhtar Donestsk-UCR, Borussia Dortmund-ALE, Manchester United-ING, Arsenal-ING e hoje defende a Roma-ITA: Henrikh Mkhitaryan.
O armênio, que está emprestado pelo Arsenal a Roma, esteve no Tricolor quando ainda tinha 13 anos e ficou apenas quatro meses. Entretanto, o meio-campista aprendeu a falar português e criou amizade com Hernanes.
“Eu sonhava em ser como o Kaká e o Brasil era o lar desse estilo criativo, que os brasileiros chamavam de ginga“, afirmou o jogador em entrevista ao The Players Tribune.
No período em que esteve no Morumbi, o jogador de 31 anos teve convivio com Hernanes, Breno, Alex Silva, Alex, Diego Tardelli, entre muitos outros.
The early days @SaoPauloFC #brazil 🇧🇷 pic.twitter.com/BSm9kY2Zpu
— Henrikh Mkhitaryan (@HenrikhMkh) May 18, 2018
Há dois anos, Mkhitaryan compartilhou uma foto nos tempos em que defendeu o clube e recebeu um convite especial para visitar o lugar.
“Que grande recordação, Mkhitaryan. Quando você estiver no Brasil venha nos visitar. As portas estarão sempre abertas para você“, publicou o Tricolor.
“Muito obrigado, São Paulo. Com certeza eu vou“, respondeu o armênio.
Thank you so much @SaoPauloFC ! For sure, will do 😉👌🏼 https://t.co/XJrKrOYJnr
— Henrikh Mkhitaryan (@HenrikhMkh) May 18, 2018
SITUAÇÃO DE EX-SÃO PAULO NA EUROPA
Atualmente, Mkhitaryan possui contrato com o Arsenal e está emprestado a Roma. Na temporada 2019/2020, o meio-campista soma um total de 17 jogos disputados e seis gols marcados.
⚡️ Altra partita dal primo minuto per @HenrikhMkh 💪#GentRoma #UEL pic.twitter.com/bn555gO3vx
— AS Roma (@OfficialASRoma) February 27, 2020